30/08 – Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla

30/08 – Dia Nacional da Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
30 de agosto de 2018 Marketing

Hoje (30) é comemorado nacionalmente o dia de conscientização sobre a Esclerose Múltipla, uma doença crônica responsável por comprometer o sistema nervoso central​​ (SNC) e que é pouco conhecida no Brasil e que ataca as células saudáveis e leva à lesões.

Uma pesquisa encomendada pela Roche Farma Brasil e realizada pelo Datafolha apontou que 46% dos brasileiros não sabem o que é a doença, o que consequentemente dificulta o reconhecimento. Além disso, 55% dos entrevistados que possuem a doença acreditavam que tinham apenas problema de memória, sendo que 46% dizem que a dor de cabeça é o sintoma mais comum.

Vale a pena ressaltar de que não há cura, mas que há a possibilidade de controlar os sintomas, sendo que os mais comuns são a fadiga, dormências, visão turva, alterações de humor, dificuldade de controle da bexiga e perda da força muscular.

No aplicativo Whitebook, a Esclerose Múltipla é descrita como “uma doença heterogênea onde ocorre atividade inflamatória, desmielinizante  e degeneração axonal convergindo para formação de lesões em pontos específicos do sistema nervoso central, primariamente na substância branca. A teoria embasada na ativação linfocitária por meio de um processo imunoimediato é a mais aceita na comunidade científica.”

Para a realização do diagnóstico, McDonald (2010) leva em conta o número, localização e tempo das lesões, de maneira com que apenas um exame de ressonância é capaz para identificar a doença.