Como surgiu o símbolo da Medicina?

Como surgiu o símbolo da Medicina?
5 de novembro de 2018 Marketing

Você é Médico ou estudante de Medicina, mas ainda não sabe como surgiu o símbolo da sua profissão e que estampa o seu jaleco? Não se preocupe que hoje você vai descobrir.

São diversas as histórias que explicam o símbolo. Uma delas, é de que o bastão de Esculápio ou Asclépio se refere à Asclepius, um semideus grego da medicina responsável pela saúde dos enfermos e de trazer os mortos à vida. Por volta de 1200 anos a.c, Asclépio foi a pessoa de maior destaque na Medicina e se tornou adorado como o deus da cura e por isso, as escolas juntavam-se à templos e eram desenvolvidas com o nome de Asclépia e os enfermos da época acreditavam que ao dormir naquele local, seriam curados.

Tal crença se repetiu até VI d.c e a serpente era mantida nesse templo, pois acreditavam que ela potencializava a cura. Além disso, a cobra representa a renovação, o novo, pelo fato de trocar de pele.

Antigamente, as infecções por Dracunculus medinensis, filária, eram comuns e o tratamento era realizado por meio de uma pequena incisão na pele, onde passava o parasita. Em seguida, era enrolado um palito para retirar a filária e por causa desse procedimento que surge então o símbolo da profissão.

O bastão reflete a autoridade e o poder divino à quem é capaz de cuidar da vida de alguém. Agora que você sabe um pouquinho dessa história, não deixe de marcar um amigo que vai gostar de ler ela também!