Estudo aponta que refrigerante diet aumenta o risco de doença ocular

Estudo aponta que refrigerante diet aumenta o risco de doença ocular
28 de junho de 2019 Marketing

 

Um estudo divulgado no periódico Clinical and Experimental Ophthalmology apontou que o consumo de refrigerantes diet pode aumentar o risco de retinopatia diabética proliferativa, doença que pode causar a cegueira. Essa foi a primeira vez que o consumo de refrigerante foi estudado em conjunto com as complicações microvasculares do diabetes.

A autora do estudo, Dra. Eva Fenwick revelou que em amostra clínica os pacientes diabéticos que consumiram mais de quatro latas, ou 1,5 litros, de refrigerantes diet por semana tiveram risco duas vezes maior de ter retinopatia diabética proliferativa”, disse ao Medscape. Porém, não foi encontrada nenhuma relação da retinopatia em pacientes que consomem outros refrigerantes.

Tal pesquisa levanta o debate quanto ao consumo do refrigerante diet como uma alternativa menos prejudicial à saúde. Vale lembrar que não há evidência científica de que, por não haver açúcar, que essa seja uma opção saudável, mas que, pelo contrário: que esse refrigerante seja a causa de ganho de peso dos consumidores.

Além disso, pesquisas demonstram uma relação dessa mesma bebida com o aumento do risco cardiometabólico e do diabetes tipo 2 e afirmam que ela “engana o corpo” de que houve um alto consumo de energia, mas que gera no indivíduo a longo prazo o aumento de fome e ingestão de calorias. 

Confira o estudo completo clicando AQUI.