A importância do teste cardiopulmonar antes de praticar esportes

A importância do teste cardiopulmonar antes de praticar esportes
21 de dezembro de 2018 Marketing

Se está optando por praticar algum esporte, esse já é um start para que sua vida se torne mais saudável. Porém, é sim de extrema importância que antes de praticar esportes seja realizado o teste cardiopulmonar para que sejam conhecidos os limites de cada pessoa e a fim de evitar problemas com a saúde que possam ocorrer.

A avaliação clínica pré-participação (ACPP) é importante seja qual a for a idade para que sejam identificados sintomas e demais condições clínicas e para que, caso necessário, sejam feitas algumas recomendações de acordo com o resultado da avaliação.

Em caso de histórico de doença cardiovascular na família o exame é ainda mais necessário, sendo indicado o eletrocardiograma em crianças ou adolescentes que estão prestes a iniciar práticas esportivas. É por isso que grande parte dos colégios pedem para que os estudantes levem o exame antes de começar a aula de educação física.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde cerca de 140 mil pessoas morrem por ano de doenças do coração no Brasil e que poderiam ser evitadas pelo diagnóstico com o eletrocardiograma e tratamentos. Esse é mais um ponto que mostra a importância desse exame!