Tenho medo de sangue. Posso fazer medicina?

Tenho medo de sangue. Posso fazer medicina?
9 de novembro de 2018 Marketing

Antes de tomar a decisão radical de não fazer Medicina pelo fato de ter medo de sangue, pense no grau do seu medo. Como você reage ao estar em contato com sangue? Você conseguiria lutar contra esse medo?

A hematofobia, modo técnico como é chamado o “medo de sangue” causa reações diversas em cada indivíduo, como desmaios, tremor, fraqueza, enjoo, tontura, queda na pressão, falta de ar ou excesso de transpiração. Porém, a questão é saber como lidar com essas sensações e pensar que elas estão presentes em você para te proteger, pois algo te fez possuir essa aversão. Quando isso iniciou?

Uma opção é utilizar o recurso de auto-hipnose da Programação Neurolinguística (PNL) que diversos profissionais da área disponibilizam em canais no Youtube. Ou até mesmo realizando o investimento em consultas que irão te libertar dessa fobia.

Deve ser levado em conta que na Medicina o contato com sangue é gradual justamente para preparar o estudante, ou seja, primeiramente você vai assistir um profissional tirando sangue, verá vídeos, aulas teóricas, para que depois a responsabilidade e prática sejam suas. Assim, aos poucos, você verá o sangue como algo normal em sua vida e não como uma situação problemática.

Outro fator a se pensar também nesse caso é no que te faz querer medicina. Se esse desejo for maior do que sua limitação, não deixe de seguir esse sonho. Porém, caso não haja uma certeza, pesquise sobre outras profissões, na área da saúde ou não, que você pode também ajudar o próximo, como psicologia, estética, nutrição, fisioterapia, educação física e outros.

Afinal, a questão é ter certeza dessa escolha e não deixar que limitação alguma seja a barreira para esse sonho.