A Saúde Mental dos Veterinários: Como Cuidar de Quem Cuida

A realidade da Medicina Veterinária e seus impactos na saúde mental

Em setembro se comemora o Dia do Médico Veterinário, também é o mês que se aborda a saúde mental das pessoas e a prevenção ao suicídio. A saúde mental do Médico Veterinário é um assunto que requer urgência! As mudanças do mercado e as exigências à classe, muitas vezes divergem da realidade. É preciso de união entre os profissionais, desde a fase da graduação, para fortalecimento da classe e a valorização profissional. Dito isso, você já avaliou como anda sua saúde mental?

Faça um teste: quantas vezes você ouviu “Meu sonho era ser veterinário, cuidar de animais porque eu os amo!”  “Se eu fosse veterinário iria salvar todos os animais, iria resgatar todos os animais carentes porque eu iria trabalhar com amor!” Ahhhh que mundo perfeito... que lindo! Tudo estaria envolto em uma atmosfera de tons pastéis, com cheirinho de algodão doce... os animais tão fofos... O dia todo amassando, acarinhando e pegando animais no colo!!!

Pois essa é a visão clássica de quem não realizou o sonho de criança de ser veterinário, porque quem realizou, conhece a realidade, e eu sei que internamente, ao ouvir isso há um revirar de olhos (risos!). Esse lance do “eu trabalharia por amor” é uma flecha no peito do Vet, né? Mas garanto amigos, nessa hora, é melhor rir viu?

Primeiro porque sempre dá para pôr o amor à prova, então aí já perdemos mais da metade dos entusiastas (risos!). Segundo, porque muitos dos pacientes fofos são como tigres, não permitem que o Vet se desdobre em carinhos sobre eles; terceiro, a rotina veterinária é muito exigente! E aquela atmosfera de tons pastéis tem dias cinzentos e o cheirinho doce está mais para aquele... Daquela glândula que todo Vet quer evitar! Quarto, ahhhh...é longa a lista que compromete a saúde mental Vet!

Mas considere: o profissional Médico Veterinário tem a missão de cuidar dos animais em todos os períodos de sua existência. Ao olhar para o campo, lá está o Vet, cuidando dos animais antes mesmo que eles gerem produtos como alimentos, vestes, vacinas, medicamentos (ou vocês esqueceram que para salvar o mundo dos flagelos, há testes em animais, pesquisas exaustivas, horas e horas de campo, laboratórios etc.); os Vets estão no combate às zoonoses, na vigilância sanitária, no combate aos crimes contra animais. Eles estão em silencio, sem levar fama... E quando os animais de casa adoecem, lá está um Vet acordado na madrugada, pronto para atendê-lo. Esse é o mais lembrado, muitas vezes um dos mais apontados negativamente.

Agora valorize: as incontáveis horas de estudo, especializações, residência, mestrado, doutorado, horas longe da família, longe de quem se ama, se dedicando igualmente as menores criaturas as maiores!

Acredite: os Vets continuam esperando resilientes, que o mercado melhore, que a sociedade valorize, que o mundo mude e querendo ser parte da mudança!

Após toda essa reflexão, e a constatação da importância da Medicina Veterinária, fica o convite a cada colega veterinário, em qualquer lugar do mundo, olhe para si mesmo! Veja o quanto és necessário! Seja a mudança de percepção de valor, reconhecimento profissional, alegria e prosperidade no mundo! Que toda a classe veterinária ande de mãos dadas, auxiliando os colegas que por ventura se encontrarem em necessidade, gerando empregos, gerando avanços científicos através da união e empenho, gerando educação em vários níveis promovendo a saúde no mundo. Compartilhemos amizade, apoio e prosperidade!

Depois de analisar os desafios e a importância da Medicina Veterinária, o convite que faço é simples: olhe para dentro, valorize sua saúde mental e reconheça o valor da sua jornada. Você é fundamental para o bem-estar animal e para a sociedade como um todo. Não carregue o peso sozinho. Procure apoio quando precisar, seja por meio de terapia, espiritualidade ou conversando com colegas, amigos e familiares. Lembre-se de que cuidar de si mesmo é essencial para continuar cuidando dos outros.

Nunca se esqueça: você é mais do que um profissional, é um realizador de sonhos. Sua dedicação fez e continua fazendo a diferença. Se a caminhada parecer pesada, não se cale, busque ajuda. Sua saúde mental importa. Você merece prosperidade, reconhecimento e paz.

E, acima de tudo, lembre-se: juntos somos mais fortes. A união da classe veterinária é o caminho para um futuro mais valorizado, respeitado e feliz. Continue firme na missão de transformar o mundo, um cuidado de cada vez.

Fique por dentro das novidades e dicas que podem fazer a diferença no seu dia a dia. Não perca nossos próximos artigos e acompanhe essa jornada ao nosso lado! Até a próxima!